A Fábrica

Março 13 2006

Irreverentemente com a língua de fora, Einstein surge nesta fotografia a brincar com todos nós. Na altura, a 14 de Março de 1951, já ocupava o panteão dos famosíssimos e uma foto destas só podia estar destinada à galeria das mais célebres.
A história por trás desta imagem, tirada faz amanhã 55 anos, revela que não foi encenada. Einstein, tinha ido à noite comemorar os 72 anos ao Princeton Club, na cidade de Princeton, em Nova Jérsia, Estados Unidos da América.
No fim da festa, um amigo ofereceu-se para o levar a casa, à porta do clube, um batalhão de jornalistas esperava Einstein. “Para “bater uma última chapa”, Art Sasse, da International News Photos, deixou que os colegas passassem à sua frente e, quando Einstein já estava sentando no interior do automóvel, com a porta aberta, gritou: “Ei, professor, sorria para a sua foto de aniversário, sim?” “Num relâmpago, Einstein virou-se para ele - e mostrou-lhe a língua. A máquina disparou e o carro partiu...”
Os colegas de Art Sasse nunca pensaram que a foto fosse publicada. Na verdade, não foi nada pacífica a decisão de publicá-la. Publicar a foto da rebeldia inesperada do físico acabou por traduzir-se na expressão máxima de Einstein enquanto ícone Pop.
Einstein gostou tanto da foto que pediu nove provas para si e autografou outra, que ofereceu a Sasse. E todos puderam ver uma parte do génio que até aí não se tinha visto. Era divertido, simpático e tinha sentido de humor.
Adaptado da Pública.
publicado por Armando S. Sousa às 16:41
Tags:

mais sobre mim
Março 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
15
18

19
20
22
23
24

26
27
28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO